quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PROVENCE


     É quase impossível pensar em degustar um queijo sem um vinho para acompanhar. Com forte influência da Provence o rosé é uma escolha perfeita para o verão.
     A Provence é uma região na França cuja tradição na produção de vinhos remonta ao tempo dos romanos. Nela existem zonas individuais bem estabelecidas com um legado diversificado de variedades de uva. Com isto, estão sendo feitos vinhos de alto nível, entre eles o rosé suave, de perfume intrigante, seco o suficiente para realçar a culinária regional. 
Para harmonizar com este vinho encontramos o Poivre D’Âne, queijo de leite de vaca ou de cabra da região da Provence. De produção artesanal é facilmente encontrado nas fromageries, com um mês de maturação, envolto em segurelha - Satureia hortensis - erva do sul europeu de aroma semelhante ao tomilho e à hortelã, com toque picante.
     Sugestão: Por não haver o costume disseminado de seu consumo, os vinhos rosé de excelente qualidade são mais facilmente encontrados em casas especializadas.
Para acompanhar, um queijo fresco pode ser temperado com uma mistura de azeite de oliva, tomilho e hortelã frescos  picados. Outra opção são os queijos de mofo azul, como o gorgonzola.

Nenhum comentário: