terça-feira, 8 de novembro de 2016


A origem:
     Sabemos que a mais de 7000 anos os seres humanos progrediram de simplesmente caçar animais para domesticá-los, cabras, ovelhas, vacas e búfalos, incorporando assim o leite destes à sua dieta desde então.  Embora não saibamos exatamente quando as pessoas começaram a compreender as propriedades e comportamento do leite, do qual o queijo é feito, há evidencias de que já era consumido mesmo na pré-história. Talvez tudo tenha começado quando colocavam o leite como oferenda para os seus deuses, observando que depois de certo tempo ficava espesso, o efeito das bactérias transformando a lactose em ácido láctico. Os povos que viviam em locais onde o clima mudava em cada temporada  podiam perceber que as alterações ocorriam também sob o efeito da temperatura, e que nas cavernas, no fogo e nas estações quentes o leite coalhava mais rápido. Esta é considerada a primeira tecnologia para produção de queijos.

Degustando:

     Os queijos frescos adaptam-se a todos os tipos de pratos e são os mais simples, pode-se dizer que são a segunda etapa na produção. Depois de coalhado o leite para produção de queijos a primeira etapa consiste em retirar o soro do leite; a segunda é a adição de sal, colocando-o nas formas para ser prensado. Ao tomar forma obtém-se assim um queijo fresco.

Sugestão de consumo:
     Salada com queijo fresco:
     300 g de queijo minas frescal,
     150 g de tomate cereja,
     1 colher de sopa de manjericão fresco
     1 colher de sopa de azeite de oliva 
      Cortar o queijo em cubos e colocar em um prato fundo, acrescentar os tomates lavados, picar o manjericão e misturar aos demais ingredientes, regar com o azeite e servir.
      

Nenhum comentário: