terça-feira, 22 de novembro de 2016

Classificação de queijos

      O sabor e o aroma do queijo depende de vários fatores, tanto a forma como é feito, como o local onde é produzido podem influenciar significativamente nestas características.
      Os queijos de massa mole normalmente possuem sabor mais suave que os de massa dura. Isto ocorre porque o tempo de maturação intensifica o sabor e o aroma. Com isto, uma maneira fácil de classificar os queijos é quanto ao tipo de massa, a seguir esta classificação:
*Massa mole: são os queijos que mantém uma quantidade de soro em sua composição, que não foram completamente drenados. Alguns exemplos são o minas frescal, a mozzarela fresca, o boursin, o fior de latte, o cottage.
*Massa semidura: são os queijos que tem menor quantidade de soro em sua composição, que já passaram por um processo de maturação. Podemos citar o queijo prato, o gouda, o itálico, o  minas padrão, o colonial. Tempo de maturação de até 6 meses.
*Massa dura: são os queijos que tem muito pouca quantidade de líquido na massa, que passaram por um tempo maior de maturação. O que torna o sabor e aroma mais fortes, muito acentuado. Estes são o parmesão, o grana padano, o emmenthal, o provolone, o cheddar.

     Existem outras formas de classificar os queijos...

Nenhum comentário: